Foto: Nathália Schneider (Diário)
Tradicionalmente, no Brasil, em 12 de junho, os casais celebram as relações amorosas cultivadas ao longo de meses, anos e até décadas. Assim como em outras épocas comemorativas, o Dia dos Namorados costuma impulsionar as vendas no varejo. Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data é a 6ª mais importante para o comércio no país. Aqui em Santa Maria não é diferente e, diante do reflexo do cenário nacional, o setor está otimista.
Estimativas de faturamento para o Dia dos Namorados em 2023:
- Brasil: R$ 2,54 bilhões (redução de 2,2% com relação à 2022)
- Rio Grande do Sul: R$ 250,89 milhões
*Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
– Temos uma pequena ressalva em relação aos juros altos. A oferta de crédito restrita afeta negativamente o consumo, sabemos disso, mas, o nosso otimismo se dá porque já percebemos uma desaceleração na inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos quatro meses encontra-se em um patamar inferior a 4%, então, a inflação mais baixa devolve o poder de compra às famílias e, consequentemente, o consumo é impactado positivamente. A matriz econômica aqui de Santa Maria se dá muito em torno de comércio e serviços, que representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, então, nessas datas comemorativas sempre há resultado positivo e o otimismo é o que percebemos nos nossos lojistas – explica Márcio Rabelo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL).
Rabelo ainda destaca que, atualmente, o valor investido nos presentes para o Dia dos Namorados está na faixa de R$ 100 à R$ 200. Dentre os itens de preferência estão aqueles ligados ao vestuário, à perfumaria e às joias.
A odontóloga Elisiane Ruy, 43 anos, é uma das consumidoras que segue essa tendência. Em um relacionamento há 16 anos, na manhã deste sábado (10), ela estava no Calçadão de Santa Maria em busca de uma peça de roupa para presentear o marido no Dia dos Namorados:
– Tem bastante opções com preços muito bons, dá para escolher vários produtos. Eu, em especial, pretendo comprar para o meu marido algo de vestuário – relata Elisiane.
No sábado (10) pela manhã, não era somente Elisiane que estava no centro de Santa Maria procurando presentes. Muitas pessoas circulavam pelo Calçadão e, mesmo com chuva, o movimento se manteve. Nas vitrines, corações e enfeites em vermelho procuravam chamar a atenção de quem passava pelo espaço.
Enquanto algumas lojas optaram pela decoração e oferta de promoções, outras investiram em ideias alternativas para atrair mais clientes e, ainda, não deixar o(a) namorado(a) errar na hora de presentear o(a) parceiro(a).
Esse é o caso da loja Melissa, localizada no Santa Maria Shopping. A gerente, Mayara Ludwig, 28 anos, conta que o local criou o “mural do amor”. A ideia é que a pessoa vá até a loja para escolher o presente e escreva no mural o que pretende receber. Também é possível enviar o pedido pelas redes sociais. A partir disso, as atendentes entram em contato com quem vai presentear para retirar o pedido.
– Tivemos a ideia de fazer um mural do amor voltado para o Dia dos Namorados, aumentando, consequentemente, o fluxo de clientes e das vendas. O mural do amor, nada mais é, que uma sugestão do que o “mozão” gostaria de ganhar de presente. O fato da pessoa vir até a loja experimentar e escolher a cor e a numeração facilita a vida de quem vai dar o presente – detalha Mayara.